Por que às vezes é tão difícil escolher um curso superior?

Autor: Admin Facsete - 21.02.2019 - 12:45

Estamos no início de mais um ano letivo. 2019 chegou para muitos com uma importante tarefa: a escolha do curso superior. Esta tarefa para muitos não é nada simples, muito pelo contrário, ela pode ser fruto de ansiedade, medos e conflitos.

Por este motivo, listamos aqui algumas dicas que podem te ajudar na escolha de um curso superior:

Cada coisa a seu tempo...

Primeira dica, não se apavore! Você tem ainda alguns meses pela frente. Use-os para pesquisar sobre as possibilidades de curso superior. Uma dica importante: não se prenda somente àqueles cursos que você tem em mente. Hoje em dia existe uma variedade enorme de opções! Faça uma pesquisa ampla que você pode se surpreender! Às vezes temos uma ideia formada por falta de conhecimento. Pode ser que você se encante por um curso que nunca tinha ouvido falar antes.

Não deixe para a última hora!

Essa dica complementa a outra. Se você deixa a escolha para o último instante corre o risco de tomar decisões equivocadas. Por isto, pesquise!

Identifique as suas áreas de interesse

Depois da pesquisa você já terá uma ideia mais amadurecida de qual área tem mais a ver com o que você quer fazer no futuro. São várias áreas: Ciências Biológicas, Exatas, Humanas, da Saúde, Sociais. Dentro de cada uma delas tem uma variedade de profissões. Sabendo qual (is) área (s) você mais se identifica você tem mais chance de fazer uma escolha mais acertada.

Como descobriras suas aptidões e interesses?

Uma ótima forma de entender melhor quais são as suas aptidões e interesses é através da orientação vocacional. Se sua escola não tem um profissional especializado você pode procurar alguns testes na internet. É importante frisar que NENHUM TESTE VOCACIONAL SÉRIO vai te indicar precisamente um curso superior. Eles apenas vão te indicar uma (ou mais) áreas que batem com os seus gostos e interesses. Eles servem para dar um norte a sua escolha.

Escolha uma faculdade reconhecida pelo MEC!

Depois de ter reduzido as suas opções para um (ou mais) curso superior, fique atento a esta dica: escolha uma faculdade reconhecida pelo MEC! O Ministério da Educação avalia todas as instituições de ensino superior e os seus cursos com notas que vão de 1 até 5. Quanto maior a nota, maior a qualidade da instituição e do curso. Procure saber a nota da faculdade que você pretende estudar e também a nota do curso. O ideal é você escolher uma faculdade e um curso que tenham nota 4 ou 5.

Bons estudos e boa escolha!

Flávia Tótoli – Coordenadora Do Núcleo De Apoio Psicopedagógico – Nap Facsete