Cursos de Pós-Graduação

Especialização em Dentística

Especialização em Prótese

Objetivo Geral:

O objetivo geral do curso de Dentística e Odontologia Estética é formar profissionais capacitados e qualificados para atuar de forma competente na área da estética dentária. Os principais objetivos de formação do aluno incluem:

1. Desenvolver conhecimentos teóricos e práticos sólidos nas técnicas e procedimentos da dentística e odontologia estética.
  2. Capacitar os alunos a realizar diagnósticos precisos e planejamentos adequados para a reabilitação estética dos dentes.
  3. Promover o aprendizado das mais recentes tecnologias, materiais e equipamentos utilizados na área, visando à excelência e atualização constante.
  4. Estimular a habilidade manual dos alunos por meio de treinamento prático e laboratorial, garantindo destreza e precisão nas intervenções estéticas.
  5. Fomentar o desenvolvimento de habilidades de comunicação e interação com os pacientes, visando à compreensão de suas necessidades e expectativas.
  6. Incentivar a ética profissional e a responsabilidade social, enfatizando a importância da qualidade no atendimento e na relação com o paciente.
  7. Preparar os alunos para lidar com desafios clínicos e resolver problemas complexos, considerando a individualidade de cada caso e os princípios estéticos.
  8. Estimular a pesquisa científica na área da dentística e odontologia estética, incentivando a busca por inovação e avanços no campo.
  9. Promover a integração com outras áreas da odontologia, como periodontia, ortodontia e implantodontia, visando ao trabalho multidisciplinar para alcançar resultados estéticos e funcionais.

Conteúdo Programático:

Cariologia - Prevenção como filosofia de tratamento em Odontologia - Fundamentos de oclusão no planejamento terapêutico - Montagem em articulador - Análise de oclusão - Radiologia e diagnóstico por imagem em Odontologia - Estética e cosmética - Proporção Áurea e sistemas informatizados de planejamento estético - Princípios gerais de preparo cavitário - Nomenclatura e classificação das cavidades - Restaurações convencionais - Conceitos atuais de preparos cavitários em Odontologia Adesiva - Máxima preservação e mínima intervenção - Isolamento do campo operatório - Materiais restauradores com tecnologia manométrica - Restaurações atípicas - Fraturas e colagem de fragmento - Dentes tratados endodonticamente - Pinos pré-fabricados - Reparos em restaurações - Materiais e técnicas - Acabamento e polimento em restaurações diretas - Materiais restauradores indiretos de última geração - Preparos cavitários - Provisórios - Prótese fixa adesiva - Materiais e técnicas de moldagem - Cimentos - Próteses sobre implantes - Lentes de contato - Restaurações complexas com cerâmicas de alta tecnologia - Clareamento Dental.

CAD_CAM - Planejamento Fotográfico e Virtual-Novos Materiais cerâmicos -

Hands on:

Restauração  em resinas anteriores e posteriores, de classe I a V , facetas, dentes escurecidos, técnicas diretas, indiretas e semidiretas,tecnica injetável, inlays, onlays e coroas cerâmicas, laminados ceramicos e lentes de contato, do preparo a cimentação

Entre outros assuntos da area biomimetica, adesiva e estética.

Diferenciais do curso:

Abordagem prática e hands-on: O curso enfatiza a prática desde o início, permitindo que os alunos apliquem os conceitos teóricos em situações reais. Com laboratórios e as simulações clínicas, os alunos desenvolvem habilidades práticas e ganham confiança em suas técnicas.

Utilização de tecnologias modernas: O curso acompanha os avanços tecnológicos na área, capacitando os alunos a  entenderem sobre equipamentos e materiais de última geração, como sistemas de imagem digital, CAD/CAM e lasers. Isso permite que eles ofereçam tratamentos estéticos inovadores e eficazes aos pacientes.

Integração com outras áreas da odontologia: Reconhecendo a importância da interdisciplinaridade, o curso promove a integração com outras especialidades, como periodontia, ortodontia e implantodontia. Os alunos aprendem a trabalhar em equipe e a compreender as interações entre diferentes áreas para alcançar resultados estéticos e funcionais satisfatórios.

*Valor com desconto para pagamentos até a data de vencimento do boleto.

Periodicidade

Mensal (Quarta a Sábado)

22/05/2024

Taxa de Inscrição